sábado, 8 de dezembro de 2012

Atualizando o LG P500 Optimus One - ROOT e Clockwork Recovery



Você vai precisar de:
  • Smartphone LG P500 Optimus One com cartão de memória microSD.
  • Cabo de dados que vem com o aparelho.
  • PC com WinXP ou superior e acesso a Internet, de preferência via WiFi.
Atualizando oficialmente
Esse passo é importante pois a atualização oficial irá atualizar o subsistema do telefone (baseband). Mais informações sobre isso aqui. Se você nunca fez nenhuma mudança de ROM, não se preocupe, apenas siga os passos abaixo.
  1. Faça backup de tudo que é importante que esteja no celular.
  2. Instale o programa oficial de atualização da LG e os drives oficiais no computador.
  3. Faça a atualização seguindo os passos descritos na página do fabricante, onde você também encontra o programa e os drives.
Agora você está com o celular atualizado oficialmente com o Gingerbread 2.3.3 e pode parar nisso mesmo ou seguir em frente. Ao seguir em frente você assume alguns riscos: brickar o aparelho, perder a garantia, etc, aquela coisa toda, mas não precisa ter medo, quase tudo que pode acontecer é reversível.
Entrando no mundo das modificações

Passo 1 – Obtendo acesso Root
  1. Em primeiro lugar, não conecte ainda o celular ao PC. Se você ainda não tem os drives instalados, pegue no link acima e instale.
  2. Habilite o modo Debugging no celular indo em Configurações – Aplicativos – Desenvolvimento – Depuração USB.
  3. Agora você precisa obter acesso root ao sistema do aparelho. O modo mais simples de conseguir isso é usando o programa unlockroot23.exe. Não vou passar o link, procure-o no Google e baixe-o de algum site confiável. Ele tem cerca de 9 mb.
  4. Instale esse programa no computador e somente depois conecte o celular ao PC usando o cabo de dados.
  5. Abra o programa, clique em ROOT, confirme o modelo do aparelho. Depois de alguns segundos o processo estará completo. Se o programa perguntar se você quer instalar alguns aplicativos, responda não. Reinicie o aparelho.
  6. Um novo aplicativo foi instalado no celular. Chama-se Superuser. Convém estar com o celular conectado a Internet e atualizar o aplicativo pelo Google Play.
Passo 2 – Instalando o Clockwork Recovery
  1. Vá ao Google Play e instale o app Rom Manager. Ao abri-lo pela primeira vez, o Superuser vai perguntar se ele pode ter acesso total, clique em Permitir.
  2. Agora, usando o ROM Manager, você irá instalar o Clockwork Recovery. Clique em “Aplicar recuperação ClockworkMod”. Após a instalação com sucesso, convém reiniciar o celular.
A partir desse ponto, você já tem tudo que precisa para instalar ROMs diferentes com segurança. Se algo der errado, bastará entrar no modo recuperação do celular ligando-o enquanto aperta os botões Home, Volume Up e Power.
Passo 3 – Instalando o Cyanogenmod (ou qualquer outra ROM baseada na versão 2.3.3 ou superior, exceto 3 e 4)
  1. Baixe a última versão estável do Cyanogenmod para o LG P500.
  2. Conecte o celular ao PC em modo USB Storage e copie o arquivo que você baixou para o cartão.
  3. Desconecte o celular do PC. Desligue-o e ligue-o em modo recuperação apertando os botões Home + Volume up + Power ao mesmo tempo. Segure apertado até o logo da LG sumir.
  4. O menu do ClockworkMod surgirá. Você vai pular entre as opções usando os controles de volume UP e DOWN e vai usar o botão Procurar (lupa) para selecionar.
  5. Vá até wipe data/factory reset e aperte o botão da lupa. Desça até Yes – delete all user data e aperte o botão da lupa novamente. Depois de alguns segundos o ClockworkMod voltará para o menu inicial.
  6. Vá em wipe cache partition e selecione. Em seguida, vá até Yes – wipe cache e confirme. Novamente o sistema voltará para o menu inicial após o sucesso.
  7. Vá em advanced e selecione. Vá em Wipe Dalvik Cache e selecione. Vá em Yes – Wipe Dalvik Cache e confirme. Faça o mesmo com Wipe Baterry Stats. Feito isso, você ainda estará no menu avançado. Vá até +++++Go Back+++++ para voltar ao menu inicial.
  8. Agora, finalmente vamos a instalação da ROM. Vá até install zip from sdcard. Em seguida, entre em choose zip from sdcard. O conteúdo do cartão aparecerá. Selecione o arquivo da ROM, aperte a lupa e confirme novamente. O processo de instalação terá início e deve demorar uns 2 minutos.
  9. Assim que surgir a mensagem Install from sdcard complete, selecione +++++Go Back+++++ no menu para voltar ao início. Em seguida confirme a opção reboot system now.
  10. Pronto! Enjoy seu celular android atualizado.

Se por alguma razão você não ficar satisfeito com o Cyanogenmod, pode tentar outras ROMs. Apenas tenha em mente que as melhores são as estáveis e as que têm bom equilíbrio entre desempenho e consumo de bateria. Para mais informações sobre ROMs extra-oficiais para o LG P500, consulte esse site: http://p500brasil.blogspot.com.br ou o fórum xda developers: http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=836


0 comentários:

Postar um comentário