sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Instalar Mac OS X Mountain Lion no VirtualBox



Requisitos Mínimos

Para conseguir instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows a partir do VirtualBox é necessário um hardware mínimo. O seu computador deve rodar uma versão 64-bits do Windows, já que o sistema da Apple também é 64-bits, pelo menos 4GB de memória RAM e processador Intel dual-core ou superior.



Downloads necessários

O primeiro software que você irá precisar é o VirtualBox. Baixe-o do site oficial.
Você precisará também de um DVD “bootável” do Moutain Lion. No caso será necessário fazer o download da ISO por um cliente BitTorrent, aconselho procurarem nos diretórios de torrents por “OS X 10.8 Mountain Lion bootable DVD for Intel PCs“, por Olarila.
Precisaremos também do Hackboot 1 e Hackboot 2, um deles será usado para dar o boot no sistema e o outro usaremos após a instalação completa do sistema.
Por último, precisaremos do MultiBeast 4  para finalizar os últimos passos da instalação, ele possui alguns drivers como o de som. Para baixá-lo é necessário fazer um registro no sitetonymacx86, mas é bem rápido e lá você poderá encontrar outras ferramentas caso queira instalar outras versões do Mac em uma máquina virtual.

Iniciando

Toda essa parte não é difícil, são passos bem fáceis de seguir. Após instalar o VirtualBox, inicie-o e crie uma nova máquina virtual, para isso, basta clicar em “Novo” na parte superior do programa, dê um nome a sua nova máquina virtual e escolha “Mac OS X Server (64-bit)” como a versão do sistema.
mac virtualbox Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Depois disso irão aparecer algumas opções para você definir o quanto de memória RAM deseja utilizar na Virtual Machine, recomendo que deixe 4GB, assim terá uma performance melhor, mas se não for possível utilize 2GB. Vale lembrar que essa é a quantidade de memória que irá funcionar em sua máquina virtual enquanto estiver utilizando-a, quando desligar, toda a memória volta a ser usada no seu sistema principal. Além disso, nunca utilize toda a memória disponível, irá travar o seu computador, o Windows continuará rodando normalmente e ele precisa executar as tarefas de segundo plano.
Você precisa também criar um HD virtual, ele perguntará em qual formato deseja criar, escolha VDI. Recomendo que seleciona a opção “Dinamicamente alocado” e deixe pelo menos 20GB.

Configurando a máquina virtual

Agora que a sua máquina virtual está criada iremos configurar algumas coisas e iniciar de fato a instalação do Mac OS X. Selecione no VirtualBox a máquina virtual que você acabou de criar e clique em “Configurações”, depois disso vá em “Sistema” e desabilite a opção “Enable EFI”.
mac virtualbox2 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Depois que fizer isso vá para “Armazenamento”, ainda na janela de configurações. Você verá um ícone de um CD, estará escrito “Vazio”, clique nele e depois clique em “Selecione um arquivo de CD/DVD virtual”, ao abrir a janela, selecione a imagem do Hackboot 1 que você baixou.
mac virtualbox3 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox

Instalando o Mac OS X Lion

Inicie sua máquina virtual. Você verá a tela de boot do Hackboot. Provavelmente o cursor do seu mouse estará preso dentro da máquina virtual, para “soltá-lo” aperte o “Ctrl” da esquerda. Na barra inferior você verá um ícone de um CD novamente (é o segundo ícone), clique com o botão direito sobre ele e então clique em “Selecione um arquivo de CD/DVD virtual”, após abrir a caixa de seleção do Windows, selecione a imagem do Mac OS X Lion que baixou.
mac virtualbox5 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Volte ao Hackboot e então pressione a tecla F5, após isso o ícone de CD que aparece ao centro da tela irá dizer “OS X Install DVD”, aperte Enter, você será levado a página de instalação do sistema.
Selecione seu idioma e continue, após isso você será apresentado a uma página para selecionar o disco rígido de instalação, porém, estará em branco. Para solucionar o problema, clique em“Disk Utility”, localizado no menu “Utilities”.
mac virtualbox6 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
O Mac precisa ser instalado em um disco totalmente limpo, então você deve utilizar o Disk Utility para limpar o disco rígido do VirtualBox, então, clique no disco do VirtualBox e depois clique em “Erase” e feche o Disk Utility.
mac virtualbox7 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Agora na página de instalação do Mac OS X, o disco rígido deverá aparecer, selecione-o e continue. Feito isso, o sistema irá ser instalado completamente sozinho, deverá demorar cerca de 20 ou 30 minutos, depende das configurações do seu computador.
mac virtualbox8 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Quando a instalação terminar você verá uma tela preta com algum texto escrito em branco, isso é normal, o Mac foi instalado com sucesso, siga para o próximo passo.

Finalizando a instalação

Novamente aperta o Ctrl esquerdo para habilitar que o mouse fique “solto” da máquina virtual, então clique no ícone do CD, desta vez você irá escolher o .ISO do arquivo Hackboot 2.
mac virtualbox9 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Reinicie sua máquina virtual. Você verá mais uma vez a tela do Hackboot, porém desta vez terão dois ícones diferentes no meio da tela. Selecione o ícone com o logo da Apple (usando as setas do teclado e pressionando Enter). Finalmente o Mountain Lion irá inicializar e irá ver o desktop.
Terminamos uma grande parte, mas agora iremos fazer com que a máquina virtual inicie sem a ajuda do Hackboot.
Por padrão, a internet deve funcionar normalmente em sua máquina virtual. Porém, você não terá som e não será capaz de iniciar pelo disco rígido sem a ajuda do Hackboot. Para arrumar isso, abra o Safari e download o Multibeast 4 (deve ser o 4, não o 5), o link está acima.
Antes de iniciar o Multibeast você deverá ir na seção “Security” das Preferências de Sistema do Mac OS X, vá até a seção “General” e ative “Anywhere” em “Allow applications”. Após fazer isso, abra o Multibeast e instale as seguintes opções:
mac virtualbox10 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Agora, você terá que deletar um arquivo que causa erros no boot. Você pode fazer isso pelo Finder, porém ele esconde os discos rígidos por padrão no Mountain Lion, para fazê-los aparecer abra o Finder, depois vá em “Preferences” na barra de menus ao topo do Mac OS X. Em configurações da “Sidebar”, cheque a caixinha de “Hard disks”, então o Finder irá mostrar o disco rígido de sua máquina virtual.
mac virtualbox11 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Então, vá até o HD e siga o seguinte caminho: /System/Library/Extensions. Inside the Extensions folder, delete o arquivo AppleGraphicsControl.kext.
mac virtualbox12 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Isso completa toda nossa instalação. Ejete o Hackboot; você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse no ícone de CD que há na parte inferior direita da sua máquina virtual e apenas dando um “unchecking” no Hackboot. Agora, reinicie sua máquina virtual e tudo deverá funcionar perfeitamente.

Usando o sistema em tela cheia

A última parte do nosso tutorial é permitir com que você use o Mac OS X Mountain Lion em tela cheia. Abra o Finder novamente, vá para a pasta “Extras” no disco rídigo e abra o arquivoorg.Chameleon.boot.plist. Entre no arquivo, insira a seguinte linha
Graphics Mode
1920x1080x32

mac virtualbox13 Como instalar Mac OS X Mountain Lion no Windows pelo VirtualBox
Detalhe importante, a resolução introduzida deve ser a do seu computador, e não se esqueça de adicionar o “x32″ ao final. Depois que você salvar o arquivo, desligue a máquina novamente. Agora, abra o Prompt de Comando no Windows e digite o comando abaixo.
cd “C:\\Program Files\\Oracle\\Virtualbox”
Esse comando irá mudar o foco do prompt para a pasta onde o VirtualBox está instalado, então se você instalou o programa em outro lugar mude o diretório na linha do código. Depois digite o seguinte comando:
vboxmanage setextradata “Nome de sua maquina virtual” “CustomVideoMode1″ “1920x1080x32″
Aqui são apenas dois detalhes, em “Nome de sua maquina virtual” coloque o nome que escolheu para sua máquina virtual e na resolução mais a frente, altere para a resolução correta do seu monitor. Dê enter e pronto, inicie o Mac OS X novamente e tudo deverá funcionar corretamente.


0 comentários:

Postar um comentário